Untitled Document

Como combinar os tecidos para o seu patchwork?

De todas as fases da criação a que considero mais prazerosa é a escolha dos tecidos. A combinação das cores, das estampas, padrões...

A variedade de tecidos é, para o artesão, como a palheta de cores para o pintor.

O primeiro passo é ter à sua frente todos os tecidos disponíveis, separados por cores. Caso a quantidade que se tenha em casa seja ainda pequena, sugiro levar amostras dos que você tem a uma loja de tecidos e escolha lá os que for adquirir.

Com o desenho do projeto em mãos, separe um tecido para cada parte do projeto e os disponha bem próximos. Olhe demoradamente para cada estampa e decida se esta uniu-se bem às demais. Faça isso de forma intuitiva, sinta se a combinação lhe agrada, se há algum que esteja roubando a cena ou se o conjunto está bem harmonioso. Repita este procedimento pacientemente, trocando aquele que destoou até completar todas as partes do futuro trabalho.

A próxima etapa é dispor esses tecidos na mesma ordem e proporção que o projeto exigir, pois se usar uma porção exagerada de um determinado tecido que, na peça, só aparecerá um pedacinho, isto lhe dará uma noção equivocada do resultado visual.

Feito isto, é hora de cortar os tecidos escolhidos e, antes de ir para a máquina de costura, é importante montar todo o “quebra cabeça” sobre uma superfície, para que possamos conferir se as escolhas foram mesmo felizes. Se ainda houver algum “ruído” visual, haverá tempo para fazer novas substituições sem maiores prejuízos. Este é um método realmente intuitivo. Se você não se adaptar bem a ele, deve procurar conhecer técnicas para combinação de cores. Sugerimos o site abaixo, destinado a designers e artistas plásticos em geral, onde você escolhe a cor desejada e obtém diferentes esquemas de combinação: www.colorschemedesigner.com.




Voltar

Central Cliente:
De segunda a sexta de 9h às 18h

E-mail: celeiropatchwork@gmail.com
Telefone: (31) 3227-8261

Copyright ® Todos os direitos reservados